quinta-feira, 19 de março de 2009


Edificando os muros para proteger minha geração
Os dias de hoje são muito parecidos com os de Neemias. Muitas cidades estão destruídas e assoladas pelo pecado. Muitas famílias em ruínas. A política e as autoridades um verdadeiro caos. Os princípios morais em baixa. O que choca é que sabemos o que está errado, sabemos o que precisa ser feito, e mesmo assim, nos falta coragem para realizarmos algo e começarmos uma obra de restauração. Neemias estava disposto a pagar o preço, um alto preço. E nós estamos dispostos? A igreja não conseguira nada nesta terra se não pagar o preço para qual foi chamada. Neemias significa: Consolo do Senhor. Ele foi um consolo para o povo de Israel. Um povo que estava arrasado e cansado de lutar e perder. Que bom se nós como cristãos, também honrássemos o nome que carregamos e vivêssemos exatamente o que ele significa; Cristos pequenos.
Deus tem nos chamado para uma época de restauração e é você que Ele quer usar. Hoje o Senhor nos ministra para termos a mesma disposição de Neemias para restauração de nossa família.
Visão – Preparo – Propósito são os três elementos essências para que a obra de restauração seja concretizada em nossa família.
Visão – Neemias vê as ruínas.
Preparo – Neemias ora.
Propósito – Neemias decide trabalhar em favor do seu povo.
1º - Não transfira a outros o que você pode e deve fazer
Neemias tinha no mínimo dois motivos para não ir a Jerusalém: bom emprego e conhecimento de tentativas frustradas na reconstrução da cidade por outros judeus.
Neemias deixou tudo para envolver-se e comprometer-se correndo vários riscos. Não dava pra ver o tempo passar, a velhice chegar e nada fazer para reconstruir sua família, seu povo e sua cidade.
Até quando vamos ficar vendo nossa família em ruínas? Vamos esperar a política mudar? O salário aumentar? A proibição de drogas? Pensando que vai ser por esses meios que nossa família vai sair da ruína? Se alguém tem que fazer alguma coisa, esse alguém sou eu! Esse alguém é você! É o poder de Deus, em nome de Jeus, através da esposa que vai restaurar o marido. O poder de Deus, em nome de Jesus, através dos pais pra restaurar os filhos, as finanças, etc.. O Senhor quer usar você. Se levante, assuma essa responsabilidade e deixe Deus agir em você e através de você, para glória de Deus Pai e edificação de sua família.
2º - O interesse maior deve ser a família
A Bíblia nos diz que Neemias era copeiro real, portanto uma posição de grande influencia na corte. Entretanto, ele não estava tão interessado na expansão do Império Persa, mas na reconstrução de Jerusalém.
Quando Neemias recebe a noticia da falência de Jerusalém e de seu povo e família, a visão que tinha da vida mudou completamente. Ele sabia qual era a vontade de Deus e se dispôs a fazê-la. Neste momento ele se derrama em lágrimas. O seu amor pela família falou mais alto em seu coração e passou dias chorando e lamentando por Jerusalém, sua cidade, seu povo, sua família.
Jesus também chorou por Jerusalém e até hoje chora. Ainda por ver que não estamos fazendo muito caso do caos que estão às famílias.
Não podemos carregar algo sem sentirmos o peso. Não poderemos fazer nada por nossa família, se antes não sentirmos um peso de paixão em nossa alma. Não seremos usados por Deus, até que Ele abra nossos olhos e nos mostre as coisas como realmente são e estão. Neemias foi chamado para reconstruir os muros, mas primeiro teve que chorar sobre suas ruínas.
Quando choramos e oramos é que o trabalho começa. Então, Deus se manifesta, nos mostra Sua vontade e direção, abre caminhos, derrota o inimigo e nos faz triunfar em vitória.
O Deus do passado é o mesmo hoje. Não importa em que condições de ruínas esta sua família, Deus tem o poder necessário para reconstruir vidas e reerguer pessoas que estejam em extrema amargura.
Se abrirmos nosso coração e pedirmos ao Senhor que nos encha de amor por nossa família e, mantermos firme o propósito de reconstruirmos os muros de nossa família, nossa próxima geração continurá semeando vida e abençoando as nações da terra, em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário