sexta-feira, 15 de abril de 2011

A ARMADURA DE DEUS Ef. 6.10-20 (parte4)

Estamos aprendendo sobre a armadura de Deus e já vimos que é de suma importância que o relacionamento familiar seja sem mentiras. A verdade é uma arma poderosa para vencermos os ataques do inimigo, já a mentira é uma das armas que colocamos nas mãos do inimigo. Vimos também que Justiça tem o mesmo significado de santidade. A verdade e a justiça caminham juntas, são inseparáveis. O verdadeiro santo fala e vive em verdade. Seus atos confirmam sua autenticidade. Falar a verdade não caracteriza santidade. Falar a verdade tem a ver com caráter. Santidade, só é obtida pela presença do Espírito Santo. Aprendemos também que o Senhor tem nos chamados para conquistarmos vidas. Isto é uma batalha! Testemunhar é uma batalha! Evangelizar é uma batalha! Permanecer casado é uma batalha! Estamos invadindo o território do inimigo e lutando para resgatarmos vidas e restaurarmos casamentos em nome de Jesus. Hoje estudaremos sobre o escudo da fé.

Embraçando o escudo da fé...
No verso 16 de Efésios, Paulo introduz o escudo da fé: “Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno”.
Quando o apostolo Paulo faz alusão ao escudo da fé ele esta retratando o escudo oval usado pelo soldado romano para proteger tanto a ele como aos seus companheiros de guerra, pois, os soldados lutavam lado a lado e para maior proteção montavam uma grande parede com seus escudos protegendo toda a guarnição.
Assim todas as setas ficavam paralisadas pelos escudos.
No casamento não se pode travar uma luta sozinho. Deve existir unidade, principalmente porque os dois são um. O marido e esposa embraçando o escudo da fé, toda a família estará protegida e as possibilidade de serem atingidos por setas maligna diminui consideravelmente.

O verdadeiro escudo da fé...
Muitos casais cristãos dizem ter fé, mas não tem nenhum conhecimento da palavra de Deus
O apostolo Paulo em Romanos 10.17 diz que a fé vem pelo ouvir e o ouvir da palavra de Deus, no original ouvir é meditar, entender, analisar, compreender. Ou seja, para poder usar com êxito o escudo da fé o casal cristão tem que ter conhecimento da palavra de Deus, contudo, infelizmente muitos só têm ouvido, ou seja, escutado. No popular ”entra por um ouvido e sai pelo outro”.
Quando o casal não tem a palavra de Deus como alimento diário não pode se apoiar nela, pois não a conhece como deveria e é facilmente enganado pelo diabo.
Muitos têm dado ouvidos as mentiras que o mundo ensina e até aprendem fácil por que passam mas tempo ocupados com as coisas do mundo do que com a palavra de Deus.
Não podemos usar o escudo da fé se não temos como sustentá-lo. Para isso temos que saber o que Deus tem para nos oferecer como proteção, como refugio e segurança contra as mentiras e ciladas que são setas do diabo.

Por que o escudo da fé...
Quando Paulo estava escrevendo aos Efésios a igreja estava sendo atacada pelas setas inflamadas do diabo. E o que eram essas setas inflamadas? Eram contendas, desunião, dissensão, falsas doutrinas, fofocas, criticas e varias outras coisas que tiravam a unidade da igreja.
Paulo sabia que essas setas só podiam ser apagadas se os cristãos tomassem posse do escudo da fé.
Numa batalha o exercito inimigo lançava suas flechas para cima em direção aos soldados adversários para feri-los.
Na relacionamento conjugal o diabo também lança suas setas para todos os lados tentando ferir aqueles que estão mais vulneráveis, mais frágeis, geralmente aqueles que estão magoados. Marido com esposa e vice-versa; pais com os filhos e vice-versa. Ou aquele que facilmente empresta seus ouvidos para conversas alheias e alimenta pensamentos insanos.
Algumas pessoas fazem questão de ser seta inflamada do diabo, pois usam seus lábios para criticar e falar mal do seu cônjuge ou de seus familiares, ferindo assim a unidade da família.
Quando aprendermos a usar o escudo da fé vamos poder apagar essas setas que o diabo lança para destruir a comunhão da igreja.
O que temos que fazer é simplesmente termos a mesma mente, assim como Paulo orienta os filipenses, quando a igreja aprender a viver numa só fé uma só comunhão um só amor vamos vencer facilmente essas setas.
Aprendendo a deixar de lado todo egoísmo, toda vaidade e todo orgulho, considerando cada irmão superior a nós mesmos aprendendo a nos importarmos com o próximo a cuidar dele ao invés de criticar. (Filipenses 2.1-4)

Devolvendo as setas...
Agora que estamos com o nosso escudo da fé e já aprendemos como usa-lo, vamos devolver as setas que o diabo lançou.
A sua família vai viver a mesma comunhão da igreja primitiva, vivendo o verdadeiro amor. Desde já profetizamos que sua casa será impactada por esse amor, Caindo na graça do povo e Deus, todos os dias, irá derramar bênçãos e vitórias sem medida sobre toda sua família.
Esmagaremos o diabo e seus demônios debaixo dos nossos pés. Humilhado e derrotado, pois a casa edificada sobre a rocha não será abalada.

Bps. Wilson e Lucia
Participação Samuel e Luciana