quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Permaneça Fiel Diante dos Problemas

I Sm. 17:37


Entendemos que enquanto vivermos teremos problemas, inclusive na família. Mas eles são uma permissão de Deus para o fortalecimento e para vermos que servimos a um Deus Poderoso que vence as nossas guerras e nos conduz a uma vida de vitórias.


Davi estava diante de um grande problema, Golias. Este era um gigante que afrontava o exercito de Israel. Havia um medo generalizado, sendo assim ninguém se apresentava para enfrentar o desafiante. Essa atitude covarde não se dava apenas pelo medo, mas também por que eles não tinham a mesma visão que Davi tinha do gigante e do proveito que poderia tirar daquela situação.

Pelo menos 3 coisas fizeram a diferença em Davi em relação aos exercito do rei Saul, vejamos:


1- Amor pelo Senhor e por seu povo (v. 26)

2- Envergonhar os que não acreditavam nele, inclusive seus irmãos. (v. 28,33)

3- Interesse pela recompensa (v. 26)

Essas coisas devem mover nosso coração para enfrentarmos os problemas, não com covardia, mas na certeza da vitória.


A superação, firmeza e confiança que Davi tinha no Senhor dos Exércitos, o Jeová Sabaot, merece destaque e serve de inspiração para nós.

Davi tinha um caráter de vencedor e bom senso. Sabia analisar as coisas por todos os ângulos e não era precipitado, isto é, era um homem sisudo.

Quando chegou a dizer que ia enfrentar o gigante, não estava movido pela emoção; estava decidido e tinha em mente como derrotaria Golias. Em momento algum confiou em si mesmo, mas no Senhor e assim mostrou sua firmeza perante:

¨ Seus irmãos (28)

¨ O rei Saul (33)

¨ O gigante (42-44)

Para o exercito de Israel o gigante era o fim da liberdade e o começo de uma escravidão (v.9). Para Davi a oportunidade de ver Deus agindo em favor do Seu povo, confirmando Suas promessas (46 e 47). Para o exercito, Golias era aquele que estava impedindo o sonho de ter riquezas e fazer parte da família real. Para Davi, a oportunidade de desfrutar destas bênçãos (25,26).

Davi já havia enfrentado situações de perigo e de todas o Senhor lhe deu vitória; não seria diferente naquele dia. Ele teve experiências com Deus que lhe davam segurança para aquela nova situação. (34-37). Ele estava sendo preparado pelo Senhor para liderar uma grande nação.


Conversão da família, restauração do casamento, restauração das finanças são batalhas que todos nós enfrentamos. Porém devemos ver nessas situações que Deus está nos dando uma oportunidade de provarmos do sobrenatural para desfrutarmos das suas bênçãos, e que também, estamos sendo preparados para enfrentarmos algo maior.

Tudo no mundo espiritual é conquistado através de batalhas. Mas só vence as batalhas aquele confia que o Senhor dará a vitória. (27)



Ainda que todos vejam o problema impossível de se resolver (por falta de fé e visão) a sua fé e firmeza verão o problema caído ao chão.

Davi só tinha em suas mãos pedras, aparentemente nada. Qualquer coisa que tenha em suas mãos com Deus vale muito e conduz a vitória.

Todos olhavam para o gigante e diziam: “seremos mortos”, Davi o via e dizia: “Hoje mesmo o Senhor te entregara em minhas mãos, você vai morrer eu vou viver”.


A vitória depende de nossa fé e visão. Hoje o Senhor te envolve com unção de firmeza e cura para você viver no sobrenatural e para ver que tudo a sua volta é uma oportunidade que Deus está lhe dando para desfrutar uma vida de vitória em nome de Jesus.


Bps. Wilson e Lucia Alves

sexta-feira, 15 de abril de 2011

A ARMADURA DE DEUS Ef. 6.10-20 (parte4)

Estamos aprendendo sobre a armadura de Deus e já vimos que é de suma importância que o relacionamento familiar seja sem mentiras. A verdade é uma arma poderosa para vencermos os ataques do inimigo, já a mentira é uma das armas que colocamos nas mãos do inimigo. Vimos também que Justiça tem o mesmo significado de santidade. A verdade e a justiça caminham juntas, são inseparáveis. O verdadeiro santo fala e vive em verdade. Seus atos confirmam sua autenticidade. Falar a verdade não caracteriza santidade. Falar a verdade tem a ver com caráter. Santidade, só é obtida pela presença do Espírito Santo. Aprendemos também que o Senhor tem nos chamados para conquistarmos vidas. Isto é uma batalha! Testemunhar é uma batalha! Evangelizar é uma batalha! Permanecer casado é uma batalha! Estamos invadindo o território do inimigo e lutando para resgatarmos vidas e restaurarmos casamentos em nome de Jesus. Hoje estudaremos sobre o escudo da fé.

Embraçando o escudo da fé...
No verso 16 de Efésios, Paulo introduz o escudo da fé: “Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno”.
Quando o apostolo Paulo faz alusão ao escudo da fé ele esta retratando o escudo oval usado pelo soldado romano para proteger tanto a ele como aos seus companheiros de guerra, pois, os soldados lutavam lado a lado e para maior proteção montavam uma grande parede com seus escudos protegendo toda a guarnição.
Assim todas as setas ficavam paralisadas pelos escudos.
No casamento não se pode travar uma luta sozinho. Deve existir unidade, principalmente porque os dois são um. O marido e esposa embraçando o escudo da fé, toda a família estará protegida e as possibilidade de serem atingidos por setas maligna diminui consideravelmente.

O verdadeiro escudo da fé...
Muitos casais cristãos dizem ter fé, mas não tem nenhum conhecimento da palavra de Deus
O apostolo Paulo em Romanos 10.17 diz que a fé vem pelo ouvir e o ouvir da palavra de Deus, no original ouvir é meditar, entender, analisar, compreender. Ou seja, para poder usar com êxito o escudo da fé o casal cristão tem que ter conhecimento da palavra de Deus, contudo, infelizmente muitos só têm ouvido, ou seja, escutado. No popular ”entra por um ouvido e sai pelo outro”.
Quando o casal não tem a palavra de Deus como alimento diário não pode se apoiar nela, pois não a conhece como deveria e é facilmente enganado pelo diabo.
Muitos têm dado ouvidos as mentiras que o mundo ensina e até aprendem fácil por que passam mas tempo ocupados com as coisas do mundo do que com a palavra de Deus.
Não podemos usar o escudo da fé se não temos como sustentá-lo. Para isso temos que saber o que Deus tem para nos oferecer como proteção, como refugio e segurança contra as mentiras e ciladas que são setas do diabo.

Por que o escudo da fé...
Quando Paulo estava escrevendo aos Efésios a igreja estava sendo atacada pelas setas inflamadas do diabo. E o que eram essas setas inflamadas? Eram contendas, desunião, dissensão, falsas doutrinas, fofocas, criticas e varias outras coisas que tiravam a unidade da igreja.
Paulo sabia que essas setas só podiam ser apagadas se os cristãos tomassem posse do escudo da fé.
Numa batalha o exercito inimigo lançava suas flechas para cima em direção aos soldados adversários para feri-los.
Na relacionamento conjugal o diabo também lança suas setas para todos os lados tentando ferir aqueles que estão mais vulneráveis, mais frágeis, geralmente aqueles que estão magoados. Marido com esposa e vice-versa; pais com os filhos e vice-versa. Ou aquele que facilmente empresta seus ouvidos para conversas alheias e alimenta pensamentos insanos.
Algumas pessoas fazem questão de ser seta inflamada do diabo, pois usam seus lábios para criticar e falar mal do seu cônjuge ou de seus familiares, ferindo assim a unidade da família.
Quando aprendermos a usar o escudo da fé vamos poder apagar essas setas que o diabo lança para destruir a comunhão da igreja.
O que temos que fazer é simplesmente termos a mesma mente, assim como Paulo orienta os filipenses, quando a igreja aprender a viver numa só fé uma só comunhão um só amor vamos vencer facilmente essas setas.
Aprendendo a deixar de lado todo egoísmo, toda vaidade e todo orgulho, considerando cada irmão superior a nós mesmos aprendendo a nos importarmos com o próximo a cuidar dele ao invés de criticar. (Filipenses 2.1-4)

Devolvendo as setas...
Agora que estamos com o nosso escudo da fé e já aprendemos como usa-lo, vamos devolver as setas que o diabo lançou.
A sua família vai viver a mesma comunhão da igreja primitiva, vivendo o verdadeiro amor. Desde já profetizamos que sua casa será impactada por esse amor, Caindo na graça do povo e Deus, todos os dias, irá derramar bênçãos e vitórias sem medida sobre toda sua família.
Esmagaremos o diabo e seus demônios debaixo dos nossos pés. Humilhado e derrotado, pois a casa edificada sobre a rocha não será abalada.

Bps. Wilson e Lucia
Participação Samuel e Luciana

quarta-feira, 23 de março de 2011

A ARMADURA DE DEUS Ef. 6.10-20 (parte3)

Estamos aprendendo sobre a armadura de Deus. Nas semanas anteriores aprendemos que:
1. É de suma importância viver uma vida sem mentiras, porque a verdade é uma arma poderosa para vencermos os ataques do inimigo e, que a mentira é uma das armas que colocamos nas mãos do inimigo;
2. A Justiça tem o mesmo significado de santidade. A verdade e a justiça caminham juntas, são inseparáveis. O verdadeiro santo fala e vive em verdade. Seus atos confirmam sua autenticidade. Falar a verdade não caracteriza santidade por completo. Falar a verdade tem a ver com caráter, mas santidade, só é obtida pela presença do Espírito Santo.

• ...Calçar os pés...

Viver evangelizando v.15
“Calcem sapatos que possam fazê-los andar depressa ao pregarem o Evangelho da paz com Deus”.

Quem não tem uma vida de verdade e justiça, não terá êxito na evangelização, pois o melhor evangelismo que se pode ter é o pessoal, e esse ninguém contesta. Contra fatos, não há argumentos.
Antes de nos convertermos, víamos cristãos mentirem e agirem de forma contraria a palavra de Deus e ao que eles pregavam. Isto, provavelmente retardou nossa conversão, correto? Então, vale a pena refletirmos um pouco; Como está nosso testemunho? É verdadeiro? É santo? Quantas vidas e casais ainda não se converteram por causa do mau testemunho de alguns?

O Senhor tem nos chamados para conquistarmos vidas. Isto é uma batalha! Testemunhar é uma batalha! Evangelizar é uma batalha! Estamos invadindo o território do inimigo e lutando para resgatarmos vidas, resgatarmos casais e casamentos..
Enquanto o diabo está induzindo pessoas a fazerem o mau (Is. 59.7), o Espírito Santo nos impulsiona a pregarmos o evangelho da paz em Cristo Jesus (Na. 1.15; Rm. 10.15). Quando ambos se encontram, a batalha se trava. Se usarmos, porém, a armadura de Deus, a vitória é garantida em nome de Jesus.

Infelizmente, muitos casamentos estão usando a armadura do diabo: cingidos de mentira (Pv. 12.22; Jo. 8.44; Cl. 3.9); vestidos de pecados (Sl. 64.5; 73.6; 109.18; I Jo.5.17); calçados os pés prontos para fazerem o mal e anunciarem desgraças (Pv. 1.10-16; 6.18; Rm.3.15).

Se não temos conquistados coisas em nossa vida conjugal, é porque, em alguns aspectos tem nos faltado o revestimento do Espírito de Deus. Santidade e verdade são armas de ataque e de defesa, que são indispensáveis para quem quer ter um casamento de vitória e, para quem quer conquistar vidas para o Reino de Deus.

Todas as peças da armadura são importantes. Os sapatos tinham uma finalidade: proteger os pés do soldado. Era costume os inimigos, colorarem espinhos ou qualquer outra coisa, que pudessem ferir os pés do soldado impedindo temporariamente ou definitivamente o seu avanço. Com esse calçado podia-se marchar firme e destemido. A palavra preparação no contexto significa, firmemente e expressa solidez, firmeza, fundamento sólido.

Satanás nosso arqui-rival também faz de tudo para nos deter rumo à conquista da felicidade conjugal. Algumas vezes os espinhos são pessoas que ele coloca para nos desanimar, outras vezes são enfermidades, dificuldades financeiras e tudo mais que puder fazer para nos ferir. O plano maligno consiste em nos deter por algum tempo ou definitivamente e, sua missão é matar, roubar e destruir. A boa notícia é que Jesus se manifestou em carne para destruir as obras de Satanás.

Se nossos pés estão feridos porque fomos ao campo de batalha despreparados, hoje é o tempo de recebermos a cura e o revestimento do Senhor.
Não podemos parar. Há muitas coisas para se conquistar no casamento. Há muitas vidas para conquistarmos para o Reino de Deus.
Estejamos preparados, pois a unção de Deus será derramada com poder sobre nossas vidas. Levantemos, tomemos posse e vamos à batalha em Nome de Jesus!

(Continua...)
Prs. Wilson e Lucia Alves